Direito de Família na Mídia
Campanha estimula debate sobre preconceito e discriminação racial
22/03/2017 Fonte: EBC
Hoje é o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. A data é histórica e seu significado encontra na música de Milton Nascimento sua melhor tradução.
Choremos juntos com Milton Nascimento essa “Lágrima do Sul” em homenagem a Mandela, e a todos que sonharam com uma Africa do Sul livre das atrocidades e barbaridades cometidas em nome do racismo.
Importante chorarmos também em memória às vitimas da chacina de Shaperville que em 21 de março de 1960 foram covardemente assassinadas pela polícia sulafricana. A partir de 1966 , portanto, há 51 anos, a ONU elegeu a data como um marco para a eliminação da Discriminação Racial, e instituiu o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.
Uma referência no calendário de luta das mulheres do Brasil que hoje promovem uma série de atividades com o objetivo de aprofundar o debate em torno da questão racial no Brasil e no mundo. E vale aqui o registro de uma iniciativa que desde o dia 6 de março antecipa o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação racial, a campanha dos 21 de ativismo contra o racismo.
A psicóloga e ativista Luciene Lacerda compartilha com o Viva Maria os ecos dessa campanha que até 27 de março vai estar chamando a opinião pública para debater o preconceito e a discriminação racial em nosso país.